A Plantação
Uma lenda asteca conta que o Deus da lua roubou uma árvore de cacau da terra do rei do sol para presentear seus amigos humanos com a delícia dos Deuses. Theobroma cacao = Theo (Deus) + broma (alimento) “
O nome de Chocolate provém da palavra original dos astecas: Xocoatl, contudo o seu nome moderno “Theobroma Cacao", que traduzindo significa, "alimento ou manjar dos deuses". Este nome foi criado por um botânico sueco, Carlos Lineus, o qual no século XVIII tornou-se conhecedor da história do Chocolate entre os povos antigos, revelando-se um cientista sueco apreciador da bebida feita a partir dessa planta proveniente do Novo Mun1.
Características da Planta
Mais sobre a
cultura do cacau.
A plantação de Cacau da Fazenda Panorama é uma variedade de híbrido entre forasteiro e criollo desenvolvida pelo órgão responsável pela Cacauicultura Brasileira “ Ceplac “ especialmente para esta região, com maior produtividade e maior resistência a doenças.
Colheita e apanha de frutos
Na colheita é dada a atenção para o ponto ideal de maturação dos frutos, visando à diminuição da acidez para garantia de quantidades adequadas de açúcares e de outras substâncias necessárias para uma boa fermentação. Durante a coleta (apanha) e arrumação dos frutos, evita-se que eles sejam perfurados ou danificados.
Fatores importantes:
-Mesmo nível de maturação e em um período de 15 a 21 dias
-Cuidados no corte para não machucar os frutos
-Separa-se os frutos doentes e verdoendos
-Após a colheita os frutos repousam de 02 até 03 dias aumentando assim o açúcar natural das amêndoas e diminuindo a acidez
Quebra e Transporte de amêndoas
A abertura dos frutos e a remoção das sementes (amêndoas) são feitas manualmente. As sementes com a polpa que as envolvem são retiradas, separadas da placenta, colocadas em recipientes adequados e, posteriormente, são transportadas para a casa de fermentação.
A empresa controla cada quebra através de lote específico. Nunca procede com misturas e fermentação de sementes provenientes de quebras diferentes, pois isto leva a uma fermentação desigual, o que fatalmente comprometeria a qualidade final do cacau.